Seguro Carta Verde

Veja o que é seguro Carta Verde e quando deve contratá-lo

O Brasil é um dos quatro fundadores do Mercosul. Dessa forma, por serem de um país membro do bloco comercial, os brasileiros têm a liberdade de viajar e cruzar a fronteira dos países que fazem parte do acordo livremente. Mas, para que você possa atravessar com o seu carro e rodar em alguns desses territórios legalmente, é preciso ter o seguro Carta Verde.

O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991, no Paraguai. Ele estabelece uma integração econômica e configurada atualmente como uma união aduaneira, na qual há livre comércio e política comercial comum entre os países, que terão as mesmas placas de carro.

Porém, mesmo com a cooperação do acordo, se alguém deseja fazer uma viagem de carro para esses países, é necessário ter contratado o seguro Carta Verde. Isso é uma exigência do Grupo Mercado Comum do Mercosul e passou a funcionar a partir de julho de 1995.

Seguro carta verde

O que é?

O seguro Carta Verde foi instituído pela Resolução 120/94. Esse seguro cobre a responsabilidade civil do condutor e/ou proprietário de veículos automotores terrestres. Mas, só é válido para veículos de passeio (sejam eles particulares ou de aluguel) que não são matriculados nos países de viagem internacional por danos causados a objetos ou pessoas não transportados pelo carro.

Ele funciona de forma semelhante ao DPVAT(Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Aliás, que também é obrigatório para os carros que rodam no Brasil.

Coberturas do seguro Carta Verde

Como dissemos anteriormente, o seguro Carta Verde é como se fosse um DPVAT no Brasil. Dessa maneira, suas coberturas englobam danos materiais e corporais causados a quem não esteja sendo transportado pelo veículo segurado. Os prejuízos podem ser causados por intermédio do próprio veículo, por objetos transportados ou por reboque acoplado ao carro que está protegido pelo seguro.

As coberturas se resumem em: danos materiais causados a terceiros; danos corporais (morte, invalidez permanente e despesas hospitalares) causados a terceiros; honorários de advogado para o segurado e qualquer custo judicial.

Em quais países ele é necessário?

É válido para os países integrantes do Convênio de Transportes Internacional Terrestre do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Cobre somente os eventos ocorridos fora do território nacional do país de emplacamento do automóvel.

Indenização

Como algo natural de todo seguro, as indenizações oferecidas possuem um limite no valor a ser pago para as vítimas. Porém, neste caso, como é para casos onde o acidente aconteceu fora do Brasil, os valores são todos em dólares norte-americanos:

  • US$40.000 por pessoa – danos corporais, morte, despesas médico-hospitalares e/ou invalidez permanente;
  • US$20.000 por terceiro – danos materiais;
  • 50% gastos de honorários de advogados, defesa do segurado e custos judiciais.

Lembre-se: em caso de um sinistro, entre em contato com a seguradora para saber como prosseguir para abertura do procedimento.

Solicite já sua cotação de seguro carta verde.

Entre em contato no 11 93008-1234 ou preencha à cotação online que nós entraremos em contato com você.

formularios






    Formulário de cotação online.