Plano de saúde empresarial

No entanto, para realizar esse tipo de contratação basta possuir um CNPJ e preencher o requisito mínimo de integrantes de cada operadora, que costuma ser de 2 ou 3 pessoas. Se você possui um MEI (Microempreendedor Individual), também se encaixa nessa categoria.

Sendo assim, da mesma maneira como é possível contratar um convênio médico para você e seus funcionários, também é possível adquirir para os seus familiares.

A contratação empresarial permite acesso a diversas categorias de planos e, inclusive, a benefícios como a redução de carências quando atingem determinado número de pessoas.

O que é e como funciona o plano de saúde empresarial?

Um plano de saúde empresarial é qualquer convênio adquirido a partir de um CNPJ. Seja MEI, pequena, média ou grande empresa, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica pode utilizado nas contratações coletivas empresariais.

Para que a contratação seja válida, o CNPJ precisa estar aberto há no mínimo 180 dias (6 meses) na Receita Federal.

Outro ponto importante a ser observado, é que a maioria dos planos exige a formação de grupos com no mínimo 2 ou 3 pessoas, normalmente o titular do plano de saúde e mais um ou dois dependentes, para a contratação.

Por se tratar de uma contratação coletiva, os planos empresariais proporcionam valores mais acessíveis aos beneficiários, atingindo até 40% de redução nos valores se comparados aos planos de saúde individuais.

Além disso, também é possível alcançar valores mais vantajosos de acordo com a quantidade de pessoas no grupo. Confira algumas segmentações de planos de saúde por número de vidas:

  • 2 a 29 pessoas;
  • 30 a 99 pessoas;
  • 100 a 199 pessoas.

Nesse sentido, quanto maior o grupo, mais barato fica o plano.

Planos de saúde para grandes empresas

O processo de aquisição de um plano de saúde para funcionários acima de 99 vidas possui algumas peculiaridades.

Esse tipo de convênio não possui uma tabela fixa, pois o estudo da cotação é realizado após um levantamento da idade e sexo dos funcionários da empresa.

O valor desses planos não varia de acordo com a faixa etária dos funcionários, visto que o preço é o mesmo para todos e é calculado pela média da idade dos colaboradores da empresa.

Quanto custa uma contratação com CNPJ?

O valor de um plano de saúde empresarial pode variar entre R$109,43 a R$700,00. Esse valor vai depender da idade, hospitais e laboratórios credenciados e quantidade de pessoas incluídas no plano.

Vantagens e desvantagens na contratação de um plano de saúde pelo CNPJ/MEI

Escolher o plano de saúde empresarial ideal para você, sua família ou sua empresa é uma decisão que deve ser tomada a partir de uma análise para entender as suas necessidades e orçamento disponível.

Para isso, um passo importante é conhecer as vantagens e desvantagens do convênio empresarial para definir se o modele faz sentido para o que você procura.

Vantagens do plano de saúde empresarial

A maior vantagem de possuir um plano de saúde empresarial é o preço, já que este tipo costuma ser mais barato se comparado com planos por adesão ou planos familiares contratados com CPF.

Além disso, as maiores empresas do mercado disponibilizam apenas contratação através de um CNPJ, oferecendo maior cobertura e a rede credenciada de melhor qualidade.

Desvantagens do plano de saúde empresarial

A única desvantagem é que você precisa possuir o requisito mínimo de pessoas e é preciso incluir o titular, sem possibilidade de fazer apenas para uma criança, por exemplo.

Carência para planos de saúde empresariais

A carência funciona de formas diferentes dependendo do número de beneficiários que estão inclusos no plano.

As carências aplicadas são aplicadas da seguinte maneira para contratações até 29 pessoas:

  • 30 dias para consultas e exames;
  • 180 dias para internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade;
  • 300 dias para parto;
  • 2 anos para doenças preexistentes.

Planos contratados para grupos com mais de 29 pessoas são isentos do período de carência.

Coparticipação nos planos de saúde empresarias

A coparticipação nos planos de saúde empresariais é a taxa cobrada do paciente a cada procedimento realizado. Esse modelo de contratação permite que a empresa pague mensalidades menores.

Por outro lado, os planos sem coparticipação demandam maiores investimentos das empresas, mas oferecem maior conforto aos beneficiários, pois podem usar o plano livremente.

No entanto, é preciso atentar-se, pois quanto maior a utilização do plano de saúde, maior será a sinistralidade e, consequentemente, maior o reajuste.

Isso não quer dizer que os colaboradores e beneficiários devem ser desestimulados quanto ao uso do convênio. Mas que o uso deve ser feito de modo consciente e de acordo com as necessidades.

A escolha entre os modelos com ou sem coparticipação é feita durante a contratação pelo titular do plano de saúde e, para que seja a melhor possível, deve levar em conta o orçamento disponível e o perfil dos beneficiários.

Como contratar um plano de saúde empresarial?

A documentação para a contratação é muito simples e você pode contar com o auxílio de um corretor durante todo o processo. Para isso, você irá precisar dos seguintes documentos:

  • MEI ou contrato social;
  • Comprovante de endereço;
  • Caso funcionários sejam os beneficiários do plano é necessário apresentar a relação do FGTS;
  • Documentos referentes aos beneficiários;
  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Em caso de crianças como dependentes, é necessário apresentar a certidão de nascimento.

A implantação do contrato para um plano médico empresarial costuma ser bem rápida, levando em média dez dias.

Por que contratar um plano de saúde empresarial?

Além das vantagens contratuais, um plano de saúde pode proporcionar diversos benefícios para a sua empresa, melhorando o clima organizacional, atraindo e retendo talentos, prevenindo riscos e melhorando a qualidade de vida da equipe de colaboradores.

Se o seu objetivo é utilizar o CNPJ para contratar um plano de saúde familiar, com certeza o segmento empresarial facilitará o acesso a procedimentos de emergência, tratamentos pontuais e aos cuidados com a saúde.

formulário preferida corretora de seguros

Aproveite e veja também